sábado, 3 de março de 2007

Veneza

"Venezia è come mangiare un'intera scatola di cioccolata al liquore in una sola volta" - Truman Capote.

Veneza é uma cidade única. Basicamente, uma festa para os olhos, com seus canais, vielas, pontes e praças. Além disso, a cidade reúne um dos mais significativos conjuntos de obras de arte em museus, igrejas e palácios. Durante alguns dias em Maio de 2006, tive o privilégio de fazer uma visita à cidade e registrar algumas imagens desta extraordinária cidade.

Veneza é uma cidade para ser conhecida a pé. O transporte por barcos deve ser utilizado para deslocamentos longos e visitas às ilhas de Murano, Burano e Lido.

A Praça de São Marcos é o local que atrai o maior número de visitantes por seus restaurantes, concertos ao ar livre e para conhecer suas atrações. Na Praça de São Marcos localizam-se alguns dos ícones arquitetônicos mais conhecidos da humanidade. Do topo da torre do campanário, reconstruída no século XX, é possível ter uma vista de 360 graus da cidade.





A Basílica de São Marcos é uma das mais grandiosas construções da Europa e mistura estilos arquitetônicos do ocidente e oriente. O interior é decorado com mosaicos dos séculos 12 e 13.




O Palácio dos Doges (Palazzo Ducale), antiga sede do governo, reúne evidências do rico passado da República Veneziana em seus salões e suas obras de arte.





O Grande Canal, a principal via de comunicação da cidade, corta a cidade desde a estação de trem de Santa Lúcia até a Praça de São Marcos e é repleto de vaporetos (transporte público), barcos-táxi e gôndolas.



Próximo a desembocadura do Grande Canal encontram-se dois dos principais marcos arquitetônicos de Veneza: a igreja de Santa Maria della Salute, em estilo barroco e a igreja de San Giorgio Maggiore, com seu campanário, que tem vista privilegiada a partir da Praça de São Marcos.



As gôndolas e gondoleiros são uma atração à parte em Veneza que cortam, com grande habilidade, pequenos e grandes canais e alimentam os sonhos dos turistas.



Um dos programas em Veneza é perder-se em vielas paralelas ou alternativas às principais. Nestes locais, longe das vias infestadas de turistas, pode-se observar o dia-a-dia dos moradores e o cotidiano da cidade.



À noite a cidade revela outro tipo de encanto, propiciando o clima de romance.



Possuindo um conjunto arquitetônico único, Veneza apresenta uma fonte inesgotável de imagens para fotógrafos experientes ou não.

Outras viagens:
Londres-Paris-Buenos Aires

Um comentário:

Anônimo disse...

Alberto, gostaria de parabenizá-lo pelas maravilhosas fotos e pela sua atitude de conhecer lugares tão lindos, com imagens que não têm preço... e Veneza é de uma beleza singular, incomparável! Eu e meu marido fomos em 2007 e não vemos a hora de poder voltar.
Silvana