sábado, 10 de março de 2007

Florença

"Meglio una cosa fatta che cento da fare" - Provérbio florentino.

Florença possui um conjunto impressionante de obras de arte do Renascimento reunidas em museus, igrejas, palácios e praças em seu centro histórico. Algumas dessas obras de arte são ícones reconhecidos pela maioria da humanidade e produzidas por alguns dos mais famosos artistas da história. Aliando-se ao fato da cidade estar na Toscana, uma região famosa por suas paisagens e tradições históricas, não poderia deixar de incluir uma visita a Florença quando viajei à Itália em Maio de 2006. A cidade possui um centro histórico relativamente compacto e todas as atrações podem ser visitadas a pé.

No centro da cidade encontra-se a Igreja Santa Maria del Fiore com seu Duomo, que forma com o campanário e o batistério um dos principais símbolos de Florença. A igreja é a quarta maior da Europa e destaca-se na silhueta arquitetônica da cidade.



A Piazza della Signoria tem sido o centro da vida social e política de Florença ao longo dos séculos e está sempre repleta de turistas.






Na praça situa-se o Palácio Vecchio, uma construção medieval que abriga, até hoje, a prefeitura de Florença. Sua imponente torre é um dos símbolos da cidade.










Entre várias estátuas situadas na praça, como Perseu e Rapto das Sabinas, encontra-se a cópia da estátua de David de Michelangelo, ao lado da entrada do Palácio Vecchio onde, até 1873, situava-se a obra original.









A estátua original de David de Michelangelo, com 5,2 metros de altura, situa-se na Galleria dell'Accademia. A visita a esta obra de arte e ícone da humanidade é um dos pontos altos da visita a Florença.








Uma visita ao Museu da Uffizi, o maior museu de arte da Itália, é obrigatória. No museu, que fica ao lado da Piazza della Signoria, encontra-se o principal acervo de pinturas renascentistas italianas, onde obras como o Nascimento da Vênus e Primavera de Botticelli podem ser apreciadas.






Os salões do Palácio Pitti, que foi a residência dos Médicis, exibem o acervo de arte acumulado por várias gerações de uma das mais poderosas famílias da Europa. O palácio encontra-se em meio ao extenso Jardim de Boboli, com padrões geométricos simétricos.


Na Igreja de Santa Croce, de estilo gótico, encontram-se os túmulos de Michelangelo, Galileu e Maquiavel, além de afrescos de Giotto do século 14.





O Rio Arno cruza Florença e é atravessado por diversas pontes. A mais velha de todas e a única a ter resistido à Segunda Guerra Mundial foi a Ponte Vecchio, que abriga o comércio de jóias e está sempre repleta de turistas.



Não muito longe do centro da cidade, podem ser observadas paisagens típicas da região da Toscana, com seus ciprestes e construções típicas.



A Piazzale Michelangelo, onde encontra-se outra cópia da estátua de David, oferece uma vista privilegiada do centro histórico de Florença. Em especial, ao final da tarde, pode-se apreciar e registrar bonitas imagens do Rio Arno e suas pontes, sob a luz do por do sol.



Uma visita a Florença é uma oportunidade especial para o fotógrafo, tendo em vista a sua riqueza arquitetônica, cultural e histórica.





Nenhum comentário: