quarta-feira, 14 de março de 2007

Pisa

"Gli errori sono necessari, utili come il pane e spesso anche belli: per esempio la torre di Pisa" - Gianni Rodari.

Na cidade de Pisa, situada na região da Toscana, situa-se um dos ícones arquitetônicos mais famosos da Itália: a torre inclinada de Pisa. Esta torre é, na verdade, o campanário de um dos mais belos conjuntos de prédios do mundo, situado no Campo dei Miracoli (Campo dos Milagres).

Pisa está a uma hora de distância de trem de Florença. A partir da estação central, o Campo dei Miracoli pode ser alcançado de táxi ou ônibus. Se preferir conhecer um pouco da cidade, a distância pode ser percorrida a pé, como fiz na visita em Maio de 2006. Na caminhada, cruza-se o Rio Arno.






O conjunto arquitetônico do Campanário (Torre de Pisa), Duomo e Batistério - evidências de uma era de riqueza quando Pisa dominava o comércio no Mediterrâneo Ocidental - seria, por si só, capaz de atrair a admiração por sua grandiosidade. Contudo, a torre, com sua peculiar inclinação, tem atraído quase que exclusivamente a atenção de visitantes e turistas ao longo dos séculos.

A torre foi construída sobre solo arenoso entre os séculos 12 e 14, e foi se inclinando durante a construção. Sustentada por uma base de pedra de somente 3 metros de profundidade, a torre chegou a uma inclinação de 5,4 metros em 1995. Em recente obra de engenharia, sua inclinação foi diminuida, tornando-a novamente segura para os visitantes. Havendo disposição, é possível subir ao seu topo e apreciar uma vista privilegiada.



O visitante que faz uma visita ao Campo dei Miracoli, tendo em vista somente a torre inclinada em vista, surpreende-se com a grandiosidade e beleza do Batistério.










Havendo disponibilidade, o fotógrafo deve reservar tempo suficiente, em sua visita a Pisa, para que possa registrar a evolução da luz sob os prédios do Campo dei Miracoli, do nascer até o por do sol. A recompensa será certa.







Nenhum comentário: