quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Nova Friburgo

Em recente viagem a Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, fiz uma caminhada em trilha acompanhado por minha fiel câmera fotográfica.

Obter imagens de trilhas requer habilidade para obter o balanceamento entre as áreas claras e escuras, especialmente quando a luz do sol ilumina parcialmente o caminho, de forma a evitar áreas sub ou sobre expostas. Para tal é importante uma obter uma medição média do fotômetro na câmera fotográfica, e registrar pelo menos três imagens, em torno da leitura média, variando a combinação de tempo de exposição e abertura. O balanceamento pode ser complementado, posteriormente, com um software de edição de imagens.

Ao contrário do que se pode supor, não é fácil obter boas imagens de flores em "close up". O movimento natural da flor devido ao vento, profundidade de campo reduzida e pétalas em diversos planos focais, torna crítico o processo de fotografar. A imagem deste buquê de quaresmeira, onde há um conjunto de flores em foco, foi obtido com ajuda de luz artificial de flash de enchimento.

Em certas partes da trilha havia clareiras onde se podiam ver o céu e as nuvens entre as árvores. Para se obter uma imagem com maior contraste do céu e das nuvens, um filtro polarizador foi utilizado.




Ao fim do dia, chuvas de verão esparsas atingiram algumas regiões, nos arredores de Nova Friburgo. Para dar destaque à tempestade uma teleobjetiva de 200mm foi utilizada.




Outras viagens:
Londres-Paris-Buenos Aires

Nenhum comentário: