sábado, 1 de setembro de 2007

Yvoire

Yvoire é uma agradável e aconchegante vila medieval francesa situada na margem sul do Lago Leman (também conhecido como Lago Genebra).





Visitei Yvoire em maio de 2007, quando percorri um itinerário de trem na Áustria e Suíça. A cidade pode ser alcançada por linhas regulares de embarcações que partem de Genebra ou Lausanne na Suíça. O centro histórico deve ser explorado a pé.


Esta pequena vila, que completou 700 anos em 2006, ocupa uma região considerada estratégica no século 14 quando foram construídas fortificações. Posteriormente tornou-se uma vila de fazendeiros e pescadores que logrou conservar muitas construções históricas. Yvoire é membro da Associação das Mais Belas Vilas da França e tem sido agraciada com prêmios em concursos internacionais de decorações de flores.



Uma caminhada pelas ruas estreitas do centro histórico leva-nos de volta ao passado. A ruína bem preservada da torre da fortificação medieval pode ser observada em uma das entradas do centro da vila. A igreja de São Pancras destaca-se no centro da vila. Suas fundações datam provavelmente do século 11. Sua cúpula foi recentemente reformada (1989) em aço inoxidável e folhas de ouro.



Yvoire, com suas construções históricas e sua posição privilegiada às margens do Lago Leman, é um colírio para os olhos do fotógrafo dedicado, que não se decepcionará com uma visita a esta agradável vila.

Nenhum comentário: